A modernização dos equipamentos, com aquisição de novos computadores; acesso ampliado e com maior velocidade à internet; e adequação do mobiliário e qualificação dos espaços e das estruturas das salas da Ordem seguem sendo prioridade de gestão.
 
Reaparelhar, padronizar e modernizar os recursos e os serviços disponíveis para os advogados. Este foi o objetivo concretizado pela OAB/RS, a partir do trabalho realizado pela Coordenadoria das Salas dos Foros, em parceria com o Departamento de Tecnologia e Informação, que, ao longo de 2013, equipou os espaços destinados à Ordem nos Foros da Capital e de todo o Estado, com novos computadores; melhor acesso e velocidade de conexão à internet; e modernização e adequação do mobiliário e das estruturas de atendimento.
 
As melhorias são deflagradas a partir das indispensáveis informações dos advogados, usuários das salas, e das visitas do presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, e do coordenador-geral das Salas nos Foros da Capital, conselheiro seccional Paulo Dariva, aos locais, com o objetivo de verificar, in loco, as condições dos espaços. Além disso, as informações permitem as ações concretas do Departamento de TI e da Tesouraria da OAB/RS, que redundam em importantes avanços para a classe.
 
No ano passado, foram visitadas as salas dos Foros Regionais da Restinga; Tristeza; Partenon; 4º Distrito; Alto Petrópolis; Sarandi; também na Justiça Federal; Justiça do Trabalho; e no novo Foro Cível.
 
De acordo com Dariva, este é um trabalho permanente, que será mantido em 2014. “Continuaremos com o nosso cronograma de visitas às salas, pois entendemos que as modernizações tanto de equipamentos como de estrutura são fundamentais”, afirmou.
 
Dariva ressaltou que foram obtidos muitos avanços, com a aquisição de novos equipamentos de informática e atualização e padronização do mobiliário – projeto que será mantido em 2014. “Neste ano, vamos progredir ainda mais nos projetos de padronização, assim como na instalação da nova sala da OAB/RS no futuro prédio do Foro Regional do Alto Petrópolis. Também estamos trabalhando em conjunto com a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados (CDAP) em relação aos estacionamentos exclusivos para os profissionais”, destacou.
 
A gestão financeira transparente implementada na Ordem gaúcha, a partir de janeiro de 2007, permitiu a retomada dos investimentos na modernização e qualificação dos espaços de forma constante. Essa foi a avaliação do diretor-tesoureiro da OAB/RS, Luiz Henrique Cabanellos Schuh.
 
“A qualificação e a modernização dos espaços destinados à advocacia nos Foros do Rio Grande do Sul, é mais uma das várias formas de fazer retornar aos advogados a contribuição materializada nas anuidades pagas por todos os inscritos, já que a Ordem, como todos sabem, é uma entidade que não recebe nenhum recurso público, mantendo-se, exclusivamente, pelo pagamento das anuidades. A sala é da advocacia, mas também é da cidadania, sendo fundamental para que os advogados e a sociedade tenham acesso pleno ao Judiciário”, analisou o dirigente.
 
Cabanellos Schuh também apontou a Sala da OAB/RS no novo Foro Cível como um modelo de excelência a ser seguido. “O espaço possui 85m², metragem superior à prevista em resolução do CNJ, conta com mobiliário novo, 15 computadores com acesso à internet, rede wi-fi, impressoras, scanners e outros serviços, além de funcionários treinados”, acrescentou.
 
João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715
 
Fonte: OAB/RS.