foto1
 
Em reunião foram debatidos temas como a recente conquista no âmbito do TRT4 e TJRS dos 32 dias de férias para os advogados, assim como a interlocução realizada pelos magistrados junto aos Tribunais em temas de importância da advocacia, como a valorização dos honorários, prerrogativas e processo eletrônico.
  
O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, salientou a imprescindibilidade dos desembargadores oriundos do Quinto Constitucional para a advocacia. “Recentemente conseguimos a conquista dos merecidos 32 dias de férias para os advogados no âmbito do TRT4 e, no dia de hoje, no TJRS, onde os magistrados foram importantíssimos, pois além de auxiliarem na conquista, representam a advocacia no âmbito dos Tribunais”, apontou Bertoluci.
 
 
 
 
 
 
A afirmação ocorreu em reunião com os desembargadores do TJRS, TRF4 e TRT4 oriundos do Quinto Constitucional, na noite desta segunda-feira (12), na sede da OAB/RS. o encontro também contou com a presença do vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia; do vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; do secretário-geral, Ricardo Breier; da secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; e do tesoureiro Luiz Henrique Cabanellos Schuh.
  
Bertoluci destacou o interesse comum entre os desembargadores e a advocacia na valorização das prerrogativas. “Essa interlocução realizada entre a OAB/RS e os Tribunais por meio dos magistrados é fundamental para os advogados. Questões como a valorização dos honorários advocatícios e a implantação adequada do processo eletrônico são um dos diversos exemplos desse diálogo”, assegurou.
 
O presidente da Ordem gaúcha também avaliou a importância de a entidade manter uma parceria institucional com os Tribunais, sendo os desembargadores peças fundamentais em tal projeto. “A diretoria da OAB/RS também tem o papel de ouvir os anseios dos magistrados, e auxiliá-los nos pleitos da magistratura”, finalizou.
  
Lamachia relatou que essas reuniões visam construir os grandes pleitos da advocacia junto aos Tribunais, como na recente conquista dos 32 dias de férias aos advogados no TJRS. “A interação entre a OAB/RS e os magistrados é fundamental para a melhoria da prestação jurisdicional, tanto para advogados quanto para cidadãos”, assegurou.
 
 
 
 
 
 
foto
 
O vice-presidente do CFOAB também afirmou a importância de a atual gestão da Ordem gaúcha seguir realizando um trabalho de aproximação com os Tribunais. “A Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários é um exemplo, pois visa conscientizar os magistrados sobre o tema, além de conclamar os profissionais a inserirem o selo da iniciativa nas petições”, explicou.
  
Estavam presentes os desembargadores pelo Quinto Constitucional do TJRS, Altair de Lemos Júnior, Antônio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard, Eduardo Delgado, Francisco José Moesch, Gelson Rolim Stocker, Genaro José Baroni Borges e Glênio José Wasserstein Hekman; do TRT4, Cláudio Antônio Cassou Barbosa, Tânia Reckziegel e João Paulo Lucena; e do TRF4, Rogério Favreto; o conselheiro federal, Renato da Costa Figueira; os membros natos da OAB/RS, Fernando Krieg da Fonseca e Luiz Felipe Lima de Magalhães; o vice-presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin; o diretor-geral da ESA, Rafael Canterji; o presidente da CDAP, Eduardo Zaffari; os conselheiros seccionais Arodi de Lima Gomes, Neusa Rolim, Paulo Dariva, Maria Helena Dornelles, Ricardo Alfonsin, Rolf Madaleno e Teresa Moesch.
 
João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715
 
Fonte: OAB/RS.