foto2
 
A OAB/RS realizou, nesta terça-feira (13), com o Teatro Dante Barone lotado, a solenidade alusiva ao Dia do Advogado – comemorado em 11 de agosto. A noite de homenagens teve os discursos de Marcelo Bertoluci e Claudio Lamachia. 
 
A OAB/RS realizou, na noite desta terça-feira (13), a Sessão Magna alusiva ao Dia do Advogado – comemorado em 11 de agosto. O evento, que marca a data máxima da advocacia, ocorreu com o Teatro Dante Barone lotado. A solenidade reuniu diversas autoridades, dirigentes da entidade, advogados e advogadas, representantes dos Poderes e da sociedade rio-grandense.
 
Na cerimônia houve a entrega das Comendas Oswaldo Vergara, do título de Advogado Emérito, além de sessões de jubilamento e de Prestação de Compromisso de novos advogados. Neste ano, o título de Advogado Emérito foi entregue ao professor Peter Walter Ashton.
 
Ao abrir a primeira Sessão Magna da gestão 2013/2015, o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, destacou a honra e privilégio de dirigir a seccional gaúcha da OAB, juntamente com os demais membros da diretoria, das Comissões, do Conselho Pleno e com o Colégio de Presidentes das 106 subseções. “Minhas homenagens a aqueles que em sua vida cotidiana e anonimamente atuam por meio de ações concretas em suas realidades para que possamos viver em uma sociedade mais justa, fraterna e verdadeiramente solidária. Agradeço, portanto, à cidadania e à democracia. 
 
Segundo Bertoluci, é fundamental celebrar a vida de todos os advogados e advogadas do Rio Grande do Sul que, na Capital ou nas comarcas que integram as 106 subseções da OAB/RS, labutam com coragem e persistência: “Vamos celebrar a profissão que, na expressão maior de Ruy Barbosa, tem, aos nossos olhos, uma dignidade quase sacerdotal”.
 
O presidente da OAB/RS ainda citou as ações em defesa das prerrogativas, do respeito aos honorários advocatícios, dos desafios de gestão digital do processo eletrônico, da Escola Superior de Advocacia e da Caixa de Assistência dos Advogados e do trabalho firme das 106 subseções. “Lembro que nossa parceria com o Conselho Federal é forte, irmanados com Marcus Vinicius Furtado e Claudio Lamachia”, afirmou.
 
Após seis anos frente à presidência da OAB/RS, Lamachia subiu ao palco em nome da OAB Nacional. “Esse é um momento carregado de muito simbolismo em homenagens aos nossos mestres, reafirmando o respeito ao passado é o alicerce fundamental para construção do futuro. Ao mesmo tempo, temos que dar boas-vindas a esses novos profissionais que foram aprovados num rigoroso e necessário Exame de Ordem e que exercem, a partir de agora, verdadeiro múnus público”, afirmou.
 
O vice-presidente nacional da OAB reforçou os compromissos constitucionais da Ordem, sendo mais que uma entidade de classe, mas um porto seguro da cidadania. “Jamais abriremos mão das nossas prerrogativas, pois pertencem ao cidadão. Nossa luta por honorários dignos é uma questão de justiça, como afirma a campanha nacional que coordeno”, ressaltou Lamachia, enfatizando que a Caravana das Prerrogativas, projeto pioneiro da OAB/RS realizado por Bertoluci em 2011 e 2012, foi encampado pelo CFOAB.
 
Homenagens
 
Acompanhados dos demais membros da diretoria da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer (vice-presidente), Ricardo Breier (secretário-geral), Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira (secretária-geral adjunta) e Luiz Henrique Cabanellos Schuh (tesoureiro), Bertoluci e Lamachia fizeram a entrega das Comendas Oswaldo Vergara aos advogados que se destacaram no exercício profissional e também prestaram relevantes serviços à OAB ou à classe. A distinção é a mais importante prestada pela Ordem gaúcha aos que, por seu trabalho, dignificam a classe. 
 
Os advogados jubilados também receberam dos dirigentes da OAB/RS os diplomas em reconhecimento à atuação exemplar no exercício da advocacia por 30 anos ou mais. 
 
Novos advogados
 
A solenidade também foi espaço para renovar a classe e receber novos advogados, que prestaram compromisso jurando ética à profissão. Os 46 novos integrantes dos quadros da Ordem gaúcha receberam de Bertoluci e Lamachia a carteira de identidade profissional. O juramentista foi o compromissando Claudio Waihrich Cunha. 
 
Autoridades presentes
 
Estiveram presentes à solenidade um grande número de advogados e advogadas, conselheiros seccionais e federais; o diretor-geral da ESA, Rafael Canterji; e o vice-presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin; o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, representando o governador do RS; o presidente da Assembléia Legislativa, Pedro Westphalen; o presidente do TJRS, desembargador Marcelo Bandeira Pereira; representando o MP, Marília Godmann; o defensor público-geral em exercício, Marcelo Dadalt; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o representando o TRF4, João Batista Pinto Silveira; o presidente do TJM, juiz Vanderlan Rodrigues Vieira; representando o TRT4, Tânia Reckziegel; representando o TCE, Eduardo Borba; o arcebispo metropolitano, Dom Dadeus Grings; representando a Câmara de Vereadores, Elisandro Sabino; representando Foro de Porto Alegre, Rinez Trindade; o representando o Comando Militar do Sul, Maria Juditi Berto Francisco; representando a Procuradoria Regional da União da 4ª Região, Lisiane Ferrazzo Ribeiro; o procurador chefe do Ministério Público do Trabalho, Ivan Sérgio Camargo dos Santos; pela Polícia Federal, Alexandre Pauli; representante do 5º Distrito Naval, Karla Fontini; representante do V Comar, Luciana Pianegonda; a presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral; a diretora da OABPrev-RS, Claudia Regina Bueno; os deputados estaduais Jorge Pozzobon; Carlos Gomes e Raul Carrion; o diretor do Foro da Justiça Federal, José Francisco Spizzirri; representantes de Conselhos Profissionais: Engenharia e Agronomia, Suellen Timm; Química, Ricardo Noll; Enfermagem, Ricardo Rivero; Relações Públicas, Maria Amélia Cruz; Educação Física, Liebiane Borges Busato; Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Augusto Luvison; Corretores de Imóveis, Roque Cesar Gomes; Administração, Marco Aurélio Kihs; e Nutrição, Ana Alice Bernarde; o representante da Grande Loja Maçônica, grão mestre João Otávio Cezar Lessa; pela Farsul, Nestor Hein; Federasul, Milton Terra Machado; Anadepe, Patricia Kettermann; Ajuris, Alberto Delgado Neto; Adpergs, Lisiane Zanette Alves; Apergs, Fabiana Barth; APMPA, Armando Domingues; Sindicato dos Advogados do RS, Marcus Flávius De Los Santos; Acriergs, César Peres; Satergs, Gustavo Juchen; Iejur, Ricardo Barbosa Alfonsin; ARI, Batista Filho; OCERGS, Tiago Machado; AFISVEC, Abel Ferreira; FEBRAE e SENGE RS, Newton Quites; SINAPERS, Ilma Penna Moraes; AIAMU, Eunice Brochier; FEDERACON, Sérgio Gilberto Dienstmann; SINDIJUS, ; entre outros presentes.
 
foto1
 
Fonte: OAB/RS.