galeria_13146_20130916173253
 
Juntamente com Lamachia, Bertoluci destacou que “o espaço da OAB é fundamental para que a advocacia e a cidadania tenham acesso pleno ao Judiciário”.
 
Na manhã desta segunda-feira (16), o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, e o vice-presidente nacional da entidade, Claudio Lamachia, inauguraram a Sala da OAB/RS nas dependências do novo Foro Cível de Porto Alegre. Na ocasião, também foi realizada a inauguração das novas instalações do Foro. O prédio está localizado na Rua Manoelito de Ornellas, 50, no bairro Praia de Belas.
 
Também estiveram presentes o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o secretário-geral, Ricardo Breier; a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira;o tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; e o diretor da Escola Superior da Magistratura, Alberto Delgado Neto, que era diretor do Foro Central da Capital na ocasião em que a Ordem gaúcha postulou a sala para a classe, quando o projeto do novo Foro foi idealizado.
 
Bertoluci, ao proceder ao ato de desenlace da fita inaugural, destacou que uma das qualidades do ambiente, é “disponibilizar recursos aos membros da advocacia para a prestação dos serviços jurisdicionais sejam realizados, de forma cada vez mais qualificada”. Além disso, o presidente da OAB/RS lembrou que “a sala é da advocacia, mas também é a sala da cidadania”. Por fim, salientou a importância do novo espaço destina à Ordem gaúcha. “A sala da OAB é fundamental para que a advocacia e a cidadania tenham acesso pleno ao judiciário”, concluiu o dirigente.
 
A Sala da OAB/RS fica no 7° andar, conta com mobiliário novo, 15 computadores com acesso à internet, rede wi-fi, impressoras, scanners e outros serviços, além de funcionários treinados. O espaço possui 85m², metragem superior à prevista em resolução do CNJ.
 
Também prestigiaram o evento, os conselheiros seccionais, Eduardo Zaffari, Fabiana Barth, Delma Ibias e Paulo Dariva – que também é coordenador das Salas da OAB; a corregedora da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles; a presidente da subseção de Canoas, Eugênia Reichert; o chefe de gabinete da presidência, Julio Cesar Caspani; e o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Pedro Alfonsin.
 
galeria_13146_20130916173256
 
Os dirigentes também participaram da inauguração do Foro, realizada no hall de entrada do novo empreendimento. Em seu pronunciamento, o diretor do Foro, Cláudio Luís Martinewski, enfatizou que a nova estrutura, “está adaptada para receber o aumento contínuo do número de processos cíveis nos próximos anos”.
 
O prefeito municipal, José Fortunati, destacou o árduo trabalho dos membros que participaram ativamente para que fosse possível a realização das novas instalações do novo Foro Central.
 
Encerrando a solenidade, o presidente do TJRS, Marcelo Bandeira Pereira, ressaltou a relevância do novo empreendimento.”Este prédio designado Foro Central II tem dimensões impressionantes, que irão adequar-se as necessidades atuais e àquelas que ainda estarão por vir no futuro”, avaliou.
 
Também participaram do evento o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga; o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper; o defensor público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria; presidente do TCE, Cezar Miola; o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Thiago Duarte; a presidente do TRT4, desembargadora Maria Helena Malmann; a presidente do TRE-RS, Elaine Harzheim Macedo,o deputado estadual Frederico Antunes (representando a Presidência da Assembleia Legislativa); vários ex-presidentes do TJRS, entre outras autoridades, além de diversos magistrados e servidores.
 
Wagner Miranda
Estagiário de Jornalismo
 
Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528
 
Fonte: OAB/RS.