30_13998_52e19138c74b8

 
Na tarde desta quinta-feira (23), o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, participou da primeira sessão da Comissão de Defesa, Assistência e das Prerrogativas da OAB/RS (CDAP) em 2014. A reunião foi realizada na Sala do Conselho Pleno.
 
O presidente da CDAP, conselheiro seccional Eduardo Zaffari, destacou o árduo trabalho realizado pelos 110 membros da Comissão, que, no ano passado, analisaram centenas de processos ao longo de 13 sessões de julgamento. “Mesmo durante as férias de final de ano, o trabalho seguiu, pois tratamos as prerrogativas como prioridade e de forma profissional, sendo intransigentes na sua defesa”, frisou.
 
Segundo Zaffari, já estão agendadas as próximas visitas da Caravana das Prerrogativas. “Nos dois primeiros meses deste ano, estaremos presentes em oito cidades, realizando audiências públicas com os advogados, verificando quais são as suas principais dificuldades e sanando as possíveis violações ocorridas”, afirmou.
 
Bertoluci salientou a grande participação dos integrantes da CDAP na sessão, assim como destacou a importância do trabalho voluntário. “É fundamental a dedicação de incansáveis advogados de todos os recantos do Estado que abdicam de tempo profissional e pessoal para trabalhar pela OAB/RS. As Comissões são os braços institucionais da entidade, além de serem fundamentais, pois realizam ações que refletem no contexto geral da sociedade”, acrescentou.
 
O presidente da OAB/RS também destacou o pioneirismo da Ordem gaúcha na defesa das prerrogativas dos advogados. “Quando vamos às seccionais percebemos o quão a nossa Comissão é modelo em termos de atuação, pois serve de espelho para as outras CDAPs do país. Um exemplo claro disto é a adoção da Caravana das Prerrogativas pela Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários do Conselho Federal, e a consequente instalação em mais de 13 Estados”, enfatizou o dirigente.
 
Também foram destacadas outras realizações da Comissão em 2013, tais como sessão da CDAP na PUCRS, com a participação dos acadêmicos; o I Curso de Formação da CDAP, onde integrantes do grupo receberam instruções e atualizações; diversas palestras no interior do Estado sobre prerrogativas; reuniões com magistrados e corregedores e o aumento da estrutura física da CDAP.
 
Após, os participantes da CDAP iniciaram os trabalhos de julgamento de processos na pauta.
 
Também estiveram presentes o coordenador das salas da OAB/RS, o conselheiro seccional Paulo Dariva; o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, conselheiro seccional Carlos Alberto de Oliveira; a presidente da subseção de Não-Me-Toque, Nara Picccinini da Silva; e a vice-presidente de Lajeado, Alessandra Glufke.
 

30_13998_52e192e9d9c8d

 
João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715
 
Fonte: OAB/RS.