1
 
Nesta quarta-feira (26), integrantes da Comissão de Defesa, Assistência e das Prerrogativas da OAB/RS (CDAP) reforçaram aos diretores do Presídio Central de Porto Alegre (PCPA) a necessidade da reimplantação de vagas para advogados no estacionamento da casa prisional. Outra questão debatida foi o atendimento nos parlatórios.
 
O grupo foi composto pelo coordenador-geral das Salas da Ordem gaúcha e membro da CDAP, conselheiro seccional Paulo Dariva; o titular da Procuradoria Regional de Defesa das Prerrogativas, Rodrigo Machado; e os integrantes da CDAP, Fabiano Grazziotin Dalla Costa e Karla Sampaio. Estavam presentes também o diretor do PCPA, tenente Coronel Osvaldo Machado, e o major Dagoberto Albuquerque Costa.
 
Dariva frisou a importância das vagas para o desempenho do trabalho da advocacia na penitenciária. “Esta demanda veio à tona após o primeiro advogado ser barrado. Isso originou uma série de pleitos que precisam ser atendidos, já que dizem respeito às prerrogativas da advocacia”, destacou.
 
2
 
Segundo Dariva, “as vagas de estacionamento para advogados na casa prisional são extremamente necessárias, a fim de resguardar a segurança e a integridade física dos profissionais que ali militam”.
 
O diretor do PCPA mostrou-se sensível às demandas apresentadas pelos representantes da Ordem gaúcha, comprometendo-se a reanalisar e reformular a questão. “É sempre importante a OAB trazer questões para a melhoria das atividades. Vamos readequar esta pendência. Fomos obrigados a tomar esta atitude, pois a mesma demanda surgiu dos próprios policiais militares que exercem suas atividades no presídio”, explicou.
 
Parlatórios
 
A comitiva da Ordem gaúcha ainda cobrou uma melhoria efetiva nos atendimentos dos parlatórios. O major Albuquerque explicou que a telefonia passou por problemas técnicos nos últimos dias e afirmou que a dinâmica do trabalho será revista para que haja um avanço contínuo nos serviços prestados. 
 
Os advogados que desejarem agendar o uso dos parlatórios devem ligar, em horário comercial, para o número: (51) 32884446; e no horário noturno para o número: (51) 32884329. 
 
3 4
 
Wagner Miranda
Estagiário de Jornalismo
 
Fonte: OAB/RS.